Os servidores públicos federais podem simular a aposentadoria pelo aplicativo ou site SouGov.br. A ferramenta permite verificar a previsão da data de aposentadoria, as regras de cada caso e o valor estimado de pagamento.
Como o sistema utiliza as informações cadastradas no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape), a expectativa é de maior precisão nos cálculos.
O sistema só está disponível para aposentadorias voluntárias. Aposentadorias por incapacidade permanente ou compulsória não estão incluídas no SouGov.br.
Como simular
1. Acesse o aplicativo SouGov.br pelo celular ou site https://sougov.sigepe.gov.br/sougov/. Entre com a conta do Gov.br (É preciso ter login e senha).
2. Na caixa “Autoatendimento”, clique em “Ver todas as opções”.
3. Em seguida busque “Simulador de Aposentadoria”.
4. Clique no botão “Simular aposentadoria”. A simulação será realizada em quatro passos:
a) Dados iniciais e opção LPA
b) Fundamentos Legais
c) Detalhamento e PSS
d) Resultado da Simulação.
5. Clique na opção “Contar Licença Prêmio por Assiduidade — LPA em dobro” e “Avançar”. Caso tenha LPA não utilizada, você deverá escolher se deseja contar em dobro (30, 60 ou 90 dias).
a) Se você não tiver LPA para contagem em dobro, será mostrada a mensagem “Não existem períodos de Licença Prêmio disponíveis”. Clique em Avançar.
6. Após clicar em “Avançar”, escolha o fundamento legal que deseja simular. O site do governo lembra que os requisitos preenchidos são destacados na cor verde e os para preencher são destacados na cor azul. Para detalhar, escolha a opção “Simular”.
a) Ao clicar na opção “Simular”, serão mostrados os detalhes do fundamento legal e a opção para descartar remunerações e/ou salário contribuição. Clique em “Desconsiderar contribuições”.
b) Se você tiver parcela passível de descarte, será apresentada uma lista com todas as remunerações/salário contribuição para que sejam selecionadas aquelas que você deseja excluir do cálculo da média, observando o limite estabelecido.
7. O resultado mostrará a data prevista para a aposentadoria e o valor aproximado dos proventos.
Sindifisco Nacional
Ter os dados pessoais atualizados no cadastro do sindicato facilita a comunicação entre o Sindifisco Nacional e os seus filiados. Pensando nisso, a Direção Nacional produziu um tutorial em vídeo para explicar aos filiados como atualizar o seu cadastro, usando o aplicativo do sindicato no celular.
O procedimento é muito simples. Basta fazer login com o CPF e a senha. Depois, clique em “Menu”, no canto superior esquerdo. Em seguida, em “Meu Cadastro”. A partir daí, é possível atualizar os números de telefones (celular, fixo, trabalho) e os endereços (residencial ou comercial).
Governo federal autoriza nomeação de 1.984 aprovados no CPNU-1
O governo federal autorizou a nomeação de 1.984 candidatos aprovados em concursos dos últimos dois anos. A autorização, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, abrange nomes no cadastro reserva formado na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU-1).
Segundo o governo, os atos dão sequência ao projeto de recomposição do serviço público e atendem à demanda de mais de 20 órgãos, como Banco Central, Fundação Nacional do Índio (Funai), Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Entre as vagas estão 100 de analista de Planejamento e Orçamento, 300 para analistas de Tecnologia da Informação, 250 de analistas técnicos de Políticas Sociais.
Segunda edição
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, celebrou o sucesso da aplicação das provas da segunda edição do Concurso Nacional Público Unificado (CNPU). Ela ressaltou que “a população brasileira já enxerga o CNU como uma política pública inclusiva, que está transformando a cara do serviço público”.
As provas da segunda edição foram realizadas, na tarde de domingo (5), em 228 cidades de todo o Brasil, para o preenchimento de 3.652 vagas.
Esther Dweck reforçou ainda que o concurso não é uma iniciativa isolada. “Ele integra um projeto de mudança e de construção de um governo que está ao lado do povo brasileiro e comprometido em melhorar a vida da população.”
Números de 2024
Em novembro de 2024, o número de servidores federais ativos era de 1.222.723. No entanto, essse número deve crescer impulsionado principalmente pela entrada dos aprovados no Concurso Nacional Público Unificado (CNPU) e outros concursos realizados por órgãos independentes.
A previsão para 2025 é de um aumento significativo, com a admissão de mais de 6 mil aprovados no CNU.
Esses números indicam uma retomada no crescimento do funcionalismo público federal após quedas registradas entre 2019 e 2022. Além disso, há uma tendência de envelhecimento da força de trabalho e aumento da participação feminina, segundo estudos.