A militarização das escolas públicas será tema do seminário Educar Não É Militarizar, que será realizado no dia 22 de setembro (segunda-feira), às 19h, no auditório do Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro), no Setor de Indústrias Gráficas (SIG). As inscrições para participar do evento vão até sexta-feira (19).
A mesa de debates contará com a participação da professora da Faculdade de Educação da UnB, Catarina de Almeida Santos, e com o professor da rede pública do Distrito Federal, Amaral Rodrigues Gomes. O objetivo do Sinpro é aprofundar as discussões por meio de informações sobre a realidade das escolas militarizadas e as consequências desse modelo para a educação pública e para a gestão democrática.
Educação pública
“São latentes os problemas que a militarização de escolas públicas trouxe para a educação e para os direitos de crianças e adolescentes no DF”, aponta a coordenadora da Secretaria de Políticas Educacionais do Sinpro-DF, Ana Bonina.
De acordo com a educadora, “esse projeto se opõe inteiramente à educação pública, gratuita e de qualidade que defendemos, e precisa ser revertido”.
Para participar do debate promovido pelo Sinpro, é preciso fazer inscrição gratuitamente por meio do site https://www.sinprodf.org.br/
Professores concursados
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai abrir inscrições para professores concursados que desejam atuar na elaboração e na revisão de questões do Encceja. A remuneração será feita por meio Auxílio de Avaliação Educacional, com valor de até R$ 2 mil, informou o Inep.
Os interessados poderão se candidatar a partir das 9h de 22 de setembro até as 18h de 5 de novembro, por meio do endereço eletrônico bni.inep.gov.br/inscricao.
Eleições do Funpresp podem ser prorrogadas de novo

As eleições da Funpresp 2025 podem ser prorrogadas novamente caso não seja atingido o quórum mínimo de 11.493 votantes, informou o SindiReceita. Se confirmado o número insuficiente exigido pelo Edital de Convocação das Eleições haverá nova prorrogação, de 16/9, às 9h, até 20/9, às 17h.
A Comissão Eleitoral determinou, sem a eliminação dos votos registrados até agora, a abertura da 1ª prorrogação do processo eleitoral.
O voto pode ser registrado pela Sala do Participante, disponível em participante.funpresp.com.br, ou pelo aplicativo da Funpresp no celular. E para conhecer as chapas e suas propostas, acesse o site www.funpresp.com.br/eleicoes2025.
Governança e representatividade
“A participação dos eleitores é essencial para fortalecer a governança e a representatividade da Funpresp”, diz o sindicato.
Ainda conforme o sindicato de auditores-fiscais, “o voto define os representantes que irão defender os interesses dos participantes e atuar nas decisões que impactam diretamente o futuro da previdência complementar do serviço público federal”. Serão escolhidos membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal e dos Comitês de Assessoramento.