Home DestaqueAposentados e pensionistas do GDF nascidos em setembro já podem fazer prova de vida

Aposentados e pensionistas do GDF nascidos em setembro já podem fazer prova de vida

por Editor
0 comentários

A prova de vida para professores, orientadores educacionais aposentados e pensionistas que fazem aniversário no mês de setembro já começou. O Sindicato dos Professores do Distrito Federal (SinproDF) lembra que é necessário realizar o procedimento no mês do aniversário, uma vez que é uma comprovação anual obrigatória e necessária para o pagamento regular de aposentadorias e pensões.

O procedimento pode ser realizado de forma presencial, ou seja, o beneficiário pode ir pessoalmente a qualquer Agência do BRB ou fazer virtualmente, por meio do aplicativo disponível nas lojas da iOS e Android.

Aplicativo

Criado durante a pandemia da Covid-19, o aplicativo Prova de Vida GDF oferece agilidade no atendimento e comodidade nessa tarefa anual. Para realizar a prova de vida por meio digital, os aposentados e pensionistas precisam baixar o aplicativo Prova de Vida GDF, inserir o CPF e confirmar alguns dados. Após essa etapa, serão solicitadas a captura do documento do beneficiário e uma selfie, com boa qualidade, tirada em ambiente bem iluminado.

Para finalizar, o usuário deve informar endereço, número do telefone celular e e-mail. Após preencher e enviar todas as informações, os aposentados receberão um e-mail com a confirmação do resultado da criação dessa conta (login) no aplicativo da prova de vida.

Outras formas

Aposentados e pensionistas impedidos de comparecer presencialmente em qualquer agência do BRB ou que não tenham acesso ao aplicativo, podem solicitar a visita domiciliar para fazer a prova de vida. É preciso anexar atestado médico comprovando a impossibilidade.

Para beneficiário com mais de 90 anos, também pode ser feita a solicitação pelo e-mail agendamento@iprev.df.gov.br.

No caso de brasileiros que residem no exterior, a prova de vida deve ser encaminhada por meio de consulado ou da representação diplomática do Brasil no país em que reside. Basta encaminhar ao Iprev correspondência com declaração de comparecimento emitida pela representação do País com cópia dos documentos autenticados.

Se o país onde reside não tiver representação, a pessoa deve acessar o Formulário Específico de Atestado de Vida disponível no site do Iprev: https://www.iprev.df.gov.br/prova-de-vida/.

Prazos

É fundamental que os aposentados e pensionistas cumpram os prazos estabelecidos para a prova de vida. O não cumprimento desses prazos pode resultar na suspensão dos pagamentos de aposentadoria ou pensão, o que pode causar transtornos financeiros significativos. Portanto, fique atento aos prazos e evite problemas desnecessários.

Inca abre vagas para curso de pós-graduação

As inscrições para a XVI edição do Curso de Verão, atividade tradicional do Programa de Pós-Graduação em Oncologia do Instituto Nacional do Câncer (Inca), estão abertas. O curso será realizado de 26 de janeiro a 6 de fevereiro de 2026 e é destinado a alunos de graduação das áreas de Ciências Biológicas e da Saúde e é uma oportunidade para aproximar esse público das atividades de pesquisa do Inca.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de 1º a 14 de setembro. Serão selecionados 40 alunos de qualquer estado do Brasil para as vagas presenciais. As aulas teóricas serão transmitidas pelo canal do Inca no Youtube, não havendo limites de participantes. No entanto, apenas receberão certificados os 40 selecionados para as vagas presenciais. Os detalhes do processo seletivo já estão disponíveis no edital.

O curso abordará aspectos epidemiológicos, clínicos e genéticos do câncer. “Neste curso, a ideia é trazer informações sobre as pesquisas atuais em câncer, buscando compartilhar o conhecimento da instituição e atrair jovens talentos”, explica Sheila Coelho, pesquisadora do Inca e coordenadora da Comissão Organizadora do curso. “Como novidades, temos algumas temáticas nos minicursos, a exemplo de abordagens atualizadas sobre as leucemias e o câncer hereditário; a resistência a fármacos no câncer; as pesquisas em sobrevivência ao câncer, dentre outras”, complementa.

A programação está dividida em uma etapa teórica e outra de prática experimental. As aulas são ministradas por pesquisadores e discentes avançados do Instituto. “É uma oportunidade de apresentarmos as linhas de pesquisa desenvolvidas no institutos a alunos de graduação de universidades públicas e privadas de todo o Brasil”, acrescenta Matias Melendez, integrante da Comissão Organizadora.

“Acreditamos que o Curso de Verão é um poderoso agente transformador para alunos que desejam se tornar futuros pesquisadores”, comenta Bruno Lopes, também integrante da Comissão Organizadora.

As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira, em horário integral, no Centro de Pesquisa do INCA, no Rio de Janeiro. A programação de duas semanas conta com palestras durante o dia inteiro nos dois primeiros dias e no último dia. Nos demais, haverá palestras somente pela manhã e atividades teórico-práticas à tarde.

Inscrições em: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/eventos/xvi-curso-de-verao-em-oncologia-do-inca

Seleção de 40 alunos no país

Serão selecionados 40 alunos de qualquer estado do Brasil para as vagas presenciais. As aulas teóricas serão transmitidas pelo canal do Inca no Youtube. Inscrições em: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/eventos/xvi-curso-de-verao-em-oncologia-do-inca

No entanto, apenas receberão certificados os 40 selecionados para as vagas presenciais. Os detalhes do processo estão disponíveis no edital. O curso abordará aspectos epidemiológicos, clínicos e genéticos do câncer.

Compartilhamento de conhecimento

“Neste curso, a ideia é trazer informações sobre as pesquisas atuais em câncer, buscando compartilhar o conhecimento da instituição e atrair jovens talentos”, explica Sheila Coelho, pesquisadora do Inca e coordenadora da Comissão Organizadora do curso. “Como novidades, temos algumas temáticas nos minicursos, a exemplo de abordagens atualizadas sobre as leucemias e o câncer hereditário; a resistência a fármacos no câncer; as pesquisas em sobrevivência ao câncer, dentre outras”, diz.

Você também pode gostar

Deixe um comentário