O Banco Mundial projeta crescimento global de 2,3% em 2025, enquanto a Organização Mundial do Comércio (OMC) prevê queda de 0,2% no comércio internacional, impactado por tarifas e incertezas regulatórias. No Brasil, as importações atingiram US$ 135,8 bilhões no primeiro semestre, alta de 8,3% em relação a 2024, segundo a Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB).
Já a Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta maior pressão sobre a indústria pela entrada de manufaturados e pelos efeitos das tarifas dos Estados Unidos. Especialista faz um alerta sobre incertezas para o importador brasileiro, que pode pagar mais caro por causa de tarifas e do dólar volátil.
Busca por novos mercados
“Para o quarto trimestre, a tendência é de expansão seletiva das compras externas em setores como tecnologia, saúde, insumos industriais e bens de consumo, com diversificação de fornecedores na Ásia e na União Europeia”, avalia Thiago Oliveira, especialista em comércio exterior e câmbio e CEO da Saygo, que complementa: “A oportunidade é redesenhar origens, negociar cláusulas cambiais e capturar preços melhores em mercados que ficaram mais competitivos”.
Velo faz parceria com a Actionline
Actionline, do grupo Untold, faz parceria com Velo Energia | Foto: Divulgação
A Actionline inicia operação para a Velo Energia, plataforma que conecta consumidores a fontes limpas de energia por meio de assinatura, oferecendo economia na conta de luz sem necessidade de instalação de equipamentos ou investimento inicial.
A parceria foi estruturada com foco na operação de vendas, apoiando a expansão da companhia e a organização de seus processos comerciais. A nova frente envolve equipes voltadas à condução do processo comercial, desde a qualificação de interessados e simulações de economia até o apoio à adesão ao serviço.
Entrega no prazo
Renata Guilherme, diretora de CX na Actionline, explica que a estrutura foi desenhada para dar mais clareza e agilidade à experiência de adesão. “A venda de um serviço de energia precisa ser simples e bem orientada. Criamos uma operação preparada para conduzir o cliente ao longo do processo, com validações eficientes e foco em garantir que o benefício seja entregue no prazo esperado”, afirma.