As famílias brasileiras devem desembolsar cerca de R$ 242,3 bilhões com higiene e cuidados pessoais até o final deste ano, o que representa uma alta de 11,2% em relação a 2024, quando foram desembolsados quase R$ 218 bilhões, mostra a Pesquisa IPC Maps, empresa que estuda potencial de consumo dos brasileiros.
Nos cálculos são levadas em conta despesas com artigos, como perfume, creme, bronzeador, maquiagem, sabonete, papel higiênico, absorvente e desodorante, além de outros produtos para cabelo, pele, boca, unha etc.
Na liderança do ranking nacional, o Estado de São Paulo responderá por R$ 61,5 bilhões das despesas; seguido por Minas Gerais com R$ 22,9 bilhões; Rio de Janeiro em terceiro com R$ 16,6 bilhões.
Varejista
Em ritmo menor, a quantidade de comércio varejista — que engloba cosméticos, artigos médicos e óticas —, passou de 308.849 para 312.439 estabelecimentos. Essa alta de 1,2% é reflexo, principalmente, da redução dos Microempreendedores Individuais (MEIs).
Atividades
Cerca de 60% das empresas brasileiras não sobrevivem após cinco anos de atividade, proporção ainda maior entre os negócios de menor porte. Em 2023, mais de 2,15 milhões de empresas fecharam as portas no país, equivalente a quatro empresas encerradas por minuto.
Brasil no G20 YEA: delegação jovem atrai investidores

A participação brasileira no G20 Young Entrepreneurs Alliance (YEA), em Joanesburgo e Sun City, na África do Sul, de 18 a 22 de setembro, resultou em contatos comerciais e sondagens de investimento. Durante a missão, houve consultas sobre açúcar, arroz e soja de origem brasileira, além de propostas de fornecimento de motopeças para o mercado nacional. Instituições financeiras estrangeiras também manifestaram interesse em aportar recursos em fintechs no país, segundo a Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje), a delegação contava com 12 empresários e convidados que foram ao país sul-africano.
Mercado
“O encontro mostrou que há disposição em conhecer mais o mercado brasileiro. Além do interesse por produtos, instituições financeiras sondaram aportes em fintechs e cada delegado conseguiu abrir conversas para o seu setor”, disse Fábio Saraiva, presidente da Conaje.
Afinidades
No evento, representantes da Conaje identificaram durante a missão áreas de maior afinidade entre o Brasil e a África do Sul, como tecnologia e serviços especializados, agroindústria e biocombustíveis, energia renovável e educação empreendedora, entre outros.
Setor privado
Os participantes tiveram encontros com autoridades e representantes do setor privado local, e reuniões bilaterais entre o Brasil e países. De acordo com a entidade de jovens empresários, as conversas abriram frentes de avaliação setorial, que poderão avançar para negociações.
Comunicado
No encerramento, os representantes nacionais assinaram o Communiqué do G20 YEA, que será apresentado ao G20 em novembro. O texto aborda segurança alimentar e agricultura sustentável, transição verde, previsibilidade nas regras de comércio e inovação digital.